Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 9 de Agosto .
O que vai mudar
Vamos adicionar a
criptografia do lado do cliente do Google Workspace no Google Meet para oferecer aos clientes mais controle sobre os próprios dados. O Meet já criptografa todos os dados
em repouso e
em trânsito entre nossas instalações . Com a criptografia do lado do cliente, os usuários vão ter controle direto das chaves de criptografia e do serviço de identidade que escolherem autenticar para elas. Isso garante que o Google não possa acessar conteúdo de áudio e vídeo sob nenhuma circunstância, além de permitir que você esteja em compliance com as normas em várias regiões.
Adicionar esse tipo de criptografia ao Meet é um grande avanço no excelente trabalho que o Google Workspace tem feito no setor, e, com isso, podemos oferecer aos usuários o nível mais alto de proteção e controle sobre os próprios dados.
A criptografia do lado do cliente para o Meet vai ser disponibilizada primeiro na Web. O suporte para salas de reunião e dispositivos móveis vai ser lançado mais para frente.
Aviso importante : por enquanto apenas participantes da sua organização do Workspace podem ser convidados para chamadas com criptografia do lado do cliente. O acesso de convidados vai ser adicionado depois.
Por que isso é importante
Essa tecnologia usa chaves fornecidas pelo usuário para adicionar uma camada extra de criptografia a vídeos e áudios, além de usar a criptografia padrão que o Google Meet já oferece. Ela serve para chamadas que precisam de um nível a mais de confidencialidade e torna as informações indecifráveis até mesmo para o Google. As chamadas podem ser sobre propriedade intelectual ou precisar estar em compliance se forem de setores altamente regulamentados.
Mais detalhes
Observações sobre o uso de criptografia do lado do cliente:
Se a criptografia do lado do cliente estiver ativada, o organizador vai precisar entrar na chamada para ela poder começar. Caso os participantes entrem antes, vão precisar esperar o organizador entrar para poderem conversar com as outras pessoas.
Algumas funções que precisam de processamento do lado do servidor ou análise da mídia da chamada não vão funcionar, como cancelamento de ruído baseado na nuvem ou legendas.
A criptografia do lado do cliente não suporta ligações para reuniões e para os participantes delas.
Como começar
Administrador : é necessário configurar a maneira que o Meet se conecta a serviços de chaves e provedores de identidade antes de ativar a criptografia do lado do cliente para os usuários. Saiba mais sobre a configuração desse tipo de criptografia .
Usuário final:
Organização de chamadas:
Em um evento da agenda com uma videoconferência do Meet, acesse Configurações (ícone de engrenagem) > Segurança > Adicionar criptografia .
Observação : todos os participantes precisam ter sido convidados para a chamada por um evento da agenda ou de dentro da reunião.
Participação nas chamadas:
As reuniões com criptografia do lado do cliente vão começar assim que o organizador entrar. Não há nenhuma outra restrição ou mudança para os participantes.
Opções de lançamento
Usuários com edições suportadas do Google Workspace podem criar chamadas com criptografia do lado do cliente.
Disponibilidade
Disponível para clientes do Google Workspace Enterprise Plus, Education Standard e Education Plus que organizam chamadas com criptografia do lado do cliente.
Não disponível para clientes do Google Workspace Essentials, Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Education Fundamentals, The Teaching and Learning Upgrade, Frontline e Nonprofits, nem para clientes das versões legadas do G Suite Basic e Business.
Recursos