O que mudará?
Estamos dando mais controle aos administradores sobre os dados corporativos, integrando controles para o
Drive File Stream na interface de gerenciamento de dispositivos do Google. O Drive File Stream transmite dados entre dispositivos e a nuvem para garantir que os usuários tenham acesso aos arquivos de que precisam com segurança e eficiência, estejam eles on-line ou off-line. Com o gerenciamento de dispositivos você pode gerenciar e proteger facilmente os dados corporativos em dispositivos.
Com essa integração, os administradores poderão:
- Controlar os dispositivos que podem usar o Drive File Stream restringindo o uso apenas a dispositivos da empresa;
- Ver o status do Drive File Stream em um dispositivo (tamanho do cache de conteúdo off-line, versão do software, hora da última sincronização, etc.);
- Bloquear remotamente o dispositivo e excluir permanentemente o cache de conteúdo off-line específico da conta de uma máquina, caso ela seja perdida ou se você não quiser mais usar o Drive File Stream no dispositivo.
Quem será afetado?
Apenas os administradores
Por que usar?
O Drive File Stream é uma forma simples e eficiente para os usuários acessarem dados do Drive em dispositivos Windows e Mac. Essa integração fornece ferramentas para os administradores terem mais visibilidade sobre como os dados corporativos são usados nas organizações e garantir que estejam protegidos controlando os dispositivos que podem acessar o Drive File Stream. A possibilidade de bloquear ou excluir permanentemente o cache do Drive com alguns cliques dá aos administradores mais controle sobre as atividades de remediação.
Primeiros passos
- Administradores:
- Para ver as informações do Drive File Stream de dispositivos específicos no Admin Console, acesse Admin Console > Gerenciamento de dispositivos > Dispositivos.
- Para restringir o Drive File Stream aos dispositivos da empresa, acesse Admin Console > Apps > G Suite > Google Drive e Documentos Google > Recursos e aplicativos > Drive File Stream > Permitir o Drive File Stream apenas nos dispositivos autorizados.
- Para aprovar manualmente novas instalações do Drive File System, acesse Admin Console > Gerenciamento de dispositivos > Configuração > Aprovações de dispositivos > Exige a aprovação do administrador.
- Usuários finais: nenhuma ação é necessária. As notificações são enviadas ao usuário quando um dispositivo é bloqueado, a conta é excluída permanentemente ou se um dispositivo estiver aguardando aprovação.
Mais detalhes
Controlar os dispositivos que podem usar o Drive File Stream Se você não quiser aprovar manualmente os dispositivos antes que eles possam usar o Drive File Stream (veja acima), não haverá alterações na forma como os usuários configuram o Drive File Stream hoje, a menos que o dispositivo também tenha uma aprovação pendente do administrador para a verificação de endpoints. No entanto, você ainda poderá bloquear e excluir permanentemente os dados do Drive File Stream nos dispositivos. Se você ativar a configuração "Exige a aprovação do administrador", os dispositivos com o Drive File Stream já instalado continuarão funcionando com base na configuração legada, a menos que o dispositivo também tenha uma
aprovação pendente de administrador para a verificação de endpoints.
Ver o status do Drive File Stream nos dispositivos Com a nova integração, você poderá ver e gerenciar as informações do Drive File Stream de dispositivos específicos no Admin Console. Para isso, acesse Admin Console > Gerenciamento de dispositivos > Dispositivos. Você verá informações como a última sincronização, tamanho do cache de conteúdo off-line do Drive File Stream, modelo do dispositivo, SO e muito mais.
Bloquear remotamente o dispositivo e excluir permanentemente os dados do Drive File Stream É possível bloquear um dispositivo, caso ele tenha sido perdido ou se você não quiser que o Drive File Stream seja usado nele. Se fizer isso, todos os dados do Drive File Stream serão excluídos permanentemente, e o dispositivo não poderá fazer login novamente nem acessar o Drive File Stream.
É possível ver e gerenciar as informações do Drive File Stream na seção "Dispositivos" do Admin Console.
Novas políticas de administrador para controlar o uso do Drive File Stream
Links úteis
Disponibilidade
Detalhes do lançamentoEdições do G Suite - Disponível para todas as edições do G Suite.
Ativar/desativar por padrão? - Por padrão, os dispositivos poderão usar o Drive File Stream sem uma aprovação específica. Você pode exigir uma aprovação manual. Para isso, ajuste a configuração da verificação de endpoints conforme descrito aqui.
- Os dispositivos que já usam o Drive File Stream continuarão funcionando com base na configuração legada, a menos que o dispositivo também tenha uma aprovação pendente de administrador para a verificação de endpoints.
- A configuração para permitir o Drive File Stream apenas em dispositivos da empresa estará desativada por padrão.