Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 18 de Fevereiro .
O que vai mudar
No ano passado , lançamos uma versão Beta em que administradores de drives compartilhados e proprietários do Meu Drive tinham a opção de restringir o acesso a pastas de usuários específicos. Estamos felizes em anunciar que esse recurso está disponível para todos os usuários do Meu Drive e dos drives compartilhados. Isso significa que agora é possível limitar o acesso às pastas com as duas opções destacadas abaixo. Até 2026, vamos simplificar e alinhar os
princípios do acesso restrito para o Meu Drive e os drives compartilhados.
Como é o acesso aos arquivos e pastas do Meu Drive agora (até fevereiro de 2026)
Os usuários têm duas formas de restringir o acesso a arquivos e pastas no Meu Drive:
1. Atualizar somente o item: vá para o Meu Drive, escolha o arquivo ou a pasta que terá o acesso limitado para um usuário específico > mude a função desse usuário (de comentador para leitor, por exemplo) > clique em "Atualizar somente o item".
2. Limitar o acesso a uma pasta: vá para o Meu Drive, escolha a pasta que terá o acesso limitado > clique no menu flutuante > "Compartilhar" > selecione "Configurações de compartilhamento" na parte de cima à direita > clique em "Limitar o acesso a 'nome da pasta'".
Como será o acesso aos arquivos e pastas do Meu Drive depois de fevereiro de 2026
A partir de fevereiro de 2026, não será mais possível restringir o acesso a pastas e arquivos específicos como descrito na opção 1 acima ("Atualizar somente o item"). O acesso só poderá ser limitado na configuração das pastas, como descrito na opção 2 acima ("Limitar o acesso a uma pasta"). No futuro, vamos identificar todos os arquivos e pastas que foram compartilhados de modo mais restrito que a pasta mãe e restringir o acesso a esses itens. Isso não vai mudar imediatamente quem tem acesso a eles. Entretanto, se alguém compartilhar ou cancelar o compartilhamento do item pai depois, essas mudanças não vão valer para o item com acesso limitado. Vamos divulgar uma atualização no início de 2026, antes que o novo processo comece a valer.
Acesso aos drives compartilhados
Apenas administradores de drives compartilhados e de conteúdo que tiverem acesso de compartilhamento podem definir quem acessa e vê o que há dentro de uma pasta. Todas as outras pessoas com acesso padrão à pasta do drive compartilhado vão ver que existe um arquivo ou pasta "sensível" e podem pedir acesso. Assim, os administradores de drives compartilhados têm mais flexibilidade para manter o conteúdo restrito e irrestrito em um único drive compartilhado, em vez de usar várias pastas com níveis de acesso diferentes.
Para quem isso é válido
Administradores, usuários finais e desenvolvedores
Por que isso é importante
No Meu Drive, os usuários controlam as informações que as outras pessoas da organização podem ver nas pastas com acesso limitado. Nos drives compartilhados, os usuários de pastas com acesso limitado podem organizar arquivos por projeto, no drive ou em uma pasta compartilhada. Com isso, apenas quem tem permissão acessa as informações sensíveis.
Mais detalhes
API public do Drive
Estamos aprimorando a API public do Drive para incentivar os administradores a adotar as mudanças no acesso amplo destacadas acima. Como essas atualizações uniformizam o comportamento dos itens no Meu Drive e nos drives compartilhados, recomendamos que os desenvolvedores ativem as mudanças na API de acesso amplo no Meu Drive antes de 2026. Veja no guia para desenvolvedores mais detalhes sobre
como gerenciar pastas com acesso amplo ou limitado .
Configuração "Editores podem alterar permissões e compartilhar"
Com essa atualização, até agosto de 2025, a configuração "Os editores podem alterar permissões e compartilhar" vai mudar.
Se a configuração for desativada , os usuários com o acesso de editor não poderão compartilhar itens com alguém diretamente. Entretanto, se o proprietário colocar um arquivo em uma pasta compartilhada, todas as mudanças no acesso à pasta também valerão para esse arquivo dentro dela. Antes, as alterações só valiam para o item se o proprietário dele fizesse as mudanças no acesso à pasta.
Até agosto de 2025, o acesso limitado vai valer para os itens com essa configuração desativada. Assim, o proprietário continuará sendo a única pessoa que poderá compartilhar os itens que já existiam. O acesso limitado não vai valer para itens que tiverem a configuração desativada depois de agosto de 2025.
Como começar
Administradores : os administradores precisam configurar drives compartilhados na organização para os usuários acessarem esse recurso. Veja na Central de Ajuda mais detalhes sobre pastas com acesso limitado .
Usuários finais:
Se você for administrador de um drive compartilhado ou proprietário do Meu Drive, acesse o drive compartilhado ou o Meu Drive > escolha a pasta que terá o acesso limitado > clique no menu flutuante > "Compartilhar" > selecione "Configurações de compartilhamento" na parte de cima à direita > clique em "Limitar o acesso a 'nome da pasta'".
As pastas com acesso limitado só podem ser abertas por usuários adicionados a elas diretamente. Os usuários com acesso geral ao drive compartilhado ou à pasta compartilhada verão a pasta restrita no drive, mas não poderão abri-la.
As pastas com acesso limitado estão disponíveis nos drives compartilhados e no Meu Drive:
Os administradores do drive compartilhado sempre podem acessar pastas com acesso limitado
Os proprietários das pastas sempre podem acessar as pastas com acesso limitado que estiverem no Meu Drive deles
Os usuários com acesso limitado verão o nome da pasta esmaecido:
Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre pastas com acesso limitado.
Desenvolvedores : na documentação para desenvolvedores, há mais informações sobre como gerenciar pastas com acesso amplo e limitado . Se você decidir ativar desde já as mudanças na API de acesso amplo, seu Drive funcionará da mesma forma quando o acesso restrito não for mais permitido em 2026.
Cronograma de lançamento
Pastas com acesso limitado:
Mudanças na API de acesso amplo:
Disponível para todos os clientes do Google Workspace, assinantes do Workspace Individual e usuários com Contas do Google pessoais
Recursos