Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 29 de Janeiro .
O que vai mudar
Criar visualizações e identificar tendências nos dados é essencial para os negócios, mas também pode ser demorado e cansativo. Com o Gemini nas Planilhas Google, ficou mais fácil visualizar e analisar dados: não importa se você tem uma pequena empresa ou muita experiência como analista de marketing.
A partir de hoje, o Gemini nas Planilhas Google pode responder a perguntas sobre vários cenários e fazer muitas outras coisas. Você pode fazer perguntas específicas ao Gemini sobre seus dados e receber insights valiosos, como tendências com base no contexto, além de padrões e correlações entre variáveis. Com base nos dados, o Gemini também cria gráficos que você pode inserir como imagens estáticas nas células das planilhas. Por exemplo:
Um gerente de marketing que está analisando a performance de uma campanha pode pedir "Quero insights sobre meus 3 canais com melhor performance por taxa de conversão" e receber um detalhamento com as visualizações correspondentes.
O proprietário de uma pequena empresa que está gerenciando o fluxo de caixa pode dizer "Preciso da previsão do lucro líquido para o próximo trimestre com base nos dados históricos" para identificar possíveis déficits.
Um analista financeiro que está avaliando tendências pode pedir "Encontre anomalias nos níveis de inventário do produto X" para descobrir possíveis problemas na cadeia de suprimentos ou padrões incomuns na demanda.
Peça ao Gemini nas Planilhas Google para gerar insights e tendências com base nos seus dados.
Peça ao Gemini nas Planilhas Google para gerar visualizações de dados com um gráfico de barras ou de outro tipo.
Para quem isso é válido?
Usuários finais
Por que usar?
Com essa atualização, a inteligência do Gemini nas Planilhas Google está ainda mais impressionante: suas solicitações são transformadas em código Python e executadas, e os resultados são analisados em várias camadas. Assim, você tem muitas opções, como saber quais são os produtos com melhor performance e se aprofundar instantaneamente nas tendências de vendas, tudo isso sem escrever uma só linha de código.
Mais detalhes
Para otimizar os resultados, insira os dados em um formato consistente, com cabeçalhos precisos e todos os valores necessários.
Crie comandos bem específicos para o Gemini nas Planilhas entender o que você está pedindo e analisar os dados corretamente.
Nas análises complexas, o Gemini nas Planilhas Google tem melhor desempenho em arquivos com menos de 1 milhão de células.
O Gemini nas Planilhas Google ainda poderá responder às perguntas mais simples sobre seus dados usando fórmulas em vez de código Python.
Os gráficos gerados são imagens estáticas que você pode inserir com facilidade nas planilhas.
Como esses gráficos não são vinculados aos dados das planilhas, eles não refletem as mudanças nos dados em tempo real.
Depois de inseridos, os gráficos não podem ser modificados. Se você fizer mudanças nos dados, vai precisar gerar um novo gráfico.
Como começar
Cronograma de lançamento
Domínios com lançamento rápido e agendado : lançamento estendido (possivelmente mais de 15 dias para o recurso ficar disponível) a partir de 29 de janeiro de 2025, com conclusão prevista para 20 de fevereiro de 2025
Disponibilidade
Disponível para Google Workspace:
Business Standard e Plus
Enterprise Standard e Plus
Clientes com os complementos Gemini Education ou Gemini Education Premium
Plano IA Premium do Google One
Quem já tiver comprado os complementos a seguir também terá acesso ao recurso:
Gemini Business*
Gemini Enterprise*
*A partir de 15 de janeiro de 2025, os complementos Gemini Business e Gemini Enterprise não estarão mais disponíveis para compra. Saiba mais detalhes neste aviso .
Recursos