Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 12 de Dezembro .
O que vai mudar?
Ao longo dos anos, o Google Chat passou por grandes transformações e ganhou vários recursos importantes, como os espaços, as reuniões rápidas, as mensagens de voz e muitos outros. Agora, os relatórios de uso do Google Chat também estão mudando. A partir de hoje, estamos lançando novos relatórios repletos de informações para ajudar os administradores do Workspace a entender como suas equipes estão usando o Google Chat.
Conheça os novos gráficos:
Atividade do usuário : número de usuários divididos em dois tipos (participação e comunicação) no último dia e nos últimos 28 dias ao longo de um período de 180 dias.
Usuários que participam: os que leem conversas . É possível que eles também tenham enviado ou reagido a mensagens.
Usuários que se comunicam: os que enviam ou reagem a mensagens . Os usuários que se comunicam são um subgrupo dos que participam.
Mensagens enviadas : o número de mensagens que os usuários da organização enviaram em 1 dia, 7 dias e 28 dias durante os últimos 180 dias.
Mensagens enviadas por tipo de conversa : o número de mensagens diretas, em grupo ou em espaços enviadas em 1 dia durante os últimos 180 dias.
Mensagens enviadas por tipo : o número de mensagens enviadas em 1 dia, separadas pelo tipo, como convencional, por voz ou vídeo e por reunião rápida, durante os últimos 180 dias.
Mensagens enviadas com anexo : o número de mensagens enviadas com ou sem anexos em 1 dia durante os últimos 180 dias.
Mensagens enviadas para conversas com participantes externos : o número de mensagens enviadas para conversas que incluem ou podem incluir usuários externos à organização durante os últimos 180 dias.
Espaços criados* : o número de espaços que os usuários da organização criaram em 1 dia durante os últimos 180 dias.
Espaços ativos* : o número de espaços mantidos pela organização em 1 dia durante os últimos 180 dias.
Relatórios atualizados dos apps do Google Chat
Agora, os administradores podem ver dados do usuário no Google Chat, assim como já conseguem ver no Gmail, no Drive e em outros apps. Eles também podem ver o número de conversas lidas, mensagens enviadas, uploads de anexos* e muito mais. Também podem ordenar essas informações por grupos ou unidades organizacionais específicas para avaliar a adoção ou o uso do produto em áreas específicas da organização.
Relatório no nível do usuário do Google Chat
*Os gráficos "Espaços ativos" e "Espaços criados" podem mostrar números diferentes dos que aparecem nos antigos gráficos "Salas ativas" e "Salas criadas". Os novos gráficos só consideram as conversas nos espaços, enquanto os gráficos antigos consideram as conversas em grupo nos espaços.
Para quem isso é válido?
Administradores
Por que isso é importante
Os relatórios atualizados combinam métricas rastreáveis com a experiência atual do Google Chat, coletando dados essenciais para você analisar e incentivar a adoção do produto, configurar recursos de segurança e muito mais.
Por exemplo, os administradores podem entender melhor como os usuários estão interagindo nas conversas, distinguindo os que participam ativamente (enviam, reagem) daqueles que apenas leem as mensagens. Com base nessas informações, os líderes da organização podem avaliar se precisam oferecer mais treinamentos para incentivar a adoção do produto. Além disso, o volume de mensagens enviadas a usuários externos pode indicar se os administradores precisam tomar medidas de segurança, como a implementação de regras de Prevenção contra perda de dados (DLP) para proteger informações sensíveis.
Agora, os dados do Google Chat também aparecem nos
relatórios de uso de apps , junto com os de outros produtos, como o Google Drive e o Gmail. Embora cada grupo de apps tenha métricas específicas, agora os administradores têm outros dados para analisar como os usuários estão interagindo com os apps do Google Workspace.
Mais detalhes
Com a implementação desses novos gráficos repletos de informações, planejamos remover os seguintes gráficos em 1º de julho de 2025:
Salas ativas
Salas criadas
Usuários ativos
Mensagens postadas
Observe também o seguinte:
Algumas métricas levarão algum tempo para aparecer nos relatórios, como as visualizações dos últimos 7 ou 28 dias.
Se você usou as opções "Gerenciar relatórios" ou "Gerenciar colunas" para personalizar as páginas "Relatórios de apps" ou "Relatórios de usuário", precisará ajustar as configurações para ver os novos gráficos e colunas do Google Chat. Esses recursos de personalização, usados para ocultar, reexibir e reorganizar os chats ou as colunas, impedem que os novos dados do Google Chat apareçam automaticamente nos relatórios.
Primeiros passos
Admins:
Para encontrar esses gráficos no Admin Console, acesse Relatórios > Relatórios de apps > Google Chat . Os relatórios sobre atividade do usuário estão no Admin Console em Relatórios > Relatórios de apps > Google Chat > Relatórios de usuário . Saiba mais sobre a visualização de relatórios de apps e a visualização de relatórios de uso de apps da organização na Central de Ajuda.
Usuários finais : a experiência continua igual, e não é preciso fazer nada.
Cronograma de lançamento
Disponibilidade
Disponível para todos os clientes do Google Workspace
Recursos