Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 27 de Agosto .
O que vai mudar?
Hoje estamos anunciando que o recurso Tome notas por mim será lançado no Google Meet para alguns clientes do Google Workspace. Esse é um recurso do Google Meet com tecnologia de IA que faz anotações automaticamente, facilitando sua concentração na troca de ideias, na colaboração e na apresentação durante as reuniões. Depois da reunião, as notas são anexadas ao evento da agenda e podem ser acessadas pelos participantes da organização. Com o lançamento, esse recurso estará disponível para reuniões no Google Meet, em computadores e notebooks, quando os participantes falam em inglês.
Selecione o ícone de lápis no canto superior direito da tela para começar a criar uma ata da reunião.
Todos os participantes verão na tela um ícone de lápis azul e um aviso de que notas estão sendo feitas. É possível clicar nesse ícone para ver a ata da reunião em tempo real.
Quando a reunião termina, o organizador e quem ativou o recurso recebem um e-mail com o link do documento criado. O documento também é anexado ao evento da agenda e compartilhado com os participantes da organização.
Para quem isso é válido?
Os administradores e os usuários finais.
Por que usar?
Durante as reuniões, às vezes é difícil acompanhar os assuntos e, ao mesmo tempo, registrar tudo o que está sendo dito e precisa ser feito em seguida. Daí a importância do recurso Tome notas por mim. Quando ativado, ele faz o seguinte:
Cria automaticamente uma ata da reunião no app Documentos Google e a salva no Google Drive do organizador.
Mostra o resumo da reunião até o momento para atualizar quem entra atrasado.
Envia um e-mail com o link do resumo depois da reunião. O organizador e o participante que ativou o recurso recebem esse e-mail.
Com isso, você pode se concentrar e participar melhor das reuniões, com a tranquilidade de que tudo será registrado para os participantes consultarem e adotarem as medidas necessárias. Se os usuários ativarem a gravação e a transcrição, o link para essas informações também estará no documento das notas.
Mais detalhes
Os documentos de anotações serão armazenados na pasta do Drive do proprietário da reunião e seguirão a
política de retenção do Meet configurada pela sua organização.
Se você está testando esse recurso no Workspace Labs e Alfa, sua experiência vai mudar: em vez de respeitar a política de retenção do Drive, você vai precisar obedecer à política de retenção do Meet.
Primeiros passos
Administradores : o recurso Tome notas por mim ficará ATIVADO por padrão e poderá ser configurado no nível da unidade organizacional ou do grupo. Os administradores podem saber mais sobre como permitir que a IA do Google Meet tome notas para os usuários na Central de Ajuda.
Apps > Google Workspace > Google Meet > Configurações do Gemini > Anotações da IA do Google
Opções de lançamento
Disponibilidade
Disponível para clientes do Google Workspace que têm os seguintes complementos:
Complemento Gemini Enterprise
Complemento Gemini Education Premium
Complemento AI Meetings and Messaging