Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 24 de Outubro .
O que vai mudar?
Simplificar o gerenciamento das configurações do Workspace continua sendo nossa prioridade. Para isso, lançamos novas ferramentas que ajudam a simplificar o processo para admins.
Ao lançar a versão Beta aberta hoje, anunciamos a API Policy , que vai ajudar superadministradores a acessarem programaticamente informações a respeito de como as regras de configurações do ambiente do Google Workspace estão configuradas no nível do serviço. Com a API Policy, os clientes têm uma visão abrangente de todas as configurações de segurança e compliance do Workspace. Os admins não precisarão mais navegar por várias páginas do Admin Console.
Para começar, a API Policy está disponível como uma API somente leitura. Em lançamentos futuros, os admins poderão usar o recurso para criar, atualizar e excluir as configurações e também as regras de Prevenção contra perda de dados (DLP). Será possível usar a API para auditar algumas configurações nas seguintes categorias:
Controles de autenticação, como recuperação de conta, Programa Proteção Avançada, desafios de login e senhas.
Chat
Sala de Aula
Documentos e Drive
Gmail
Grupos
Marketplace
Meet
Sites
Takeout
A API Policy também pode ser usada para ler regras de DLP, incluindo:
Todas as configurações de regras de DLP no Admin Console, incluindo nomes e descrições; unidades organizacionais (UOs) e grupos; gatilhos e condições; e ações de alerta específicos de apps.
Detectores de DLP disponíveis no Admin Console, incluindo o nome do detector, a descrição e as configurações da lista de palavras.
Alertas definidos pelo sistema e modificados pelo admin.
Para quem isso é válido?
Superadministradores
Por que isso é importante
Com o aumento na sofisticação e na escala das ameaças cibernéticas, o projeto
Secure Cloud Business Applications (SCuBA) , da Agência de Segurança de Infraestrutura e Cibersegurança dos EUA (CISA, na sigla em inglês), oferece orientações para proteger os ambientes dos aplicativos comerciais das agências na nuvem, bem como as informações federais criadas, acessadas, compartilhadas e armazenadas nesses ambientes.
A API Policy dá acesso às configurações que fazem parte das recomendações publicadas pela CISA nas
referências de configuração segura do Google Workspace . Os clientes que quiserem avaliar suas políticas do Workspace em relação a essas referências poderão começar os testes usando a API Policy. Em lançamentos futuros, vamos expandir o suporte para políticas adicionais descritas nas referências da CISA para o Workspace.
Para começar
Admins : para usar a API Policy, é preciso ser um superadministrador. Nossa documentação para desenvolvedores tem mais informações sobre a API Policy .
Usuários finais : não haverá impacto, e nenhuma ação é necessária.
Cronograma de lançamento
Disponibilidade
Disponível para todos os clientes do Google Workspace
Recursos