Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 3 de Outubro .
O que vai mudar
Hoje estamos anunciando aprimoramentos para a versão Beta aberta da
Prevenção contra perda de dados (DLP) do Gmail , que melhoram a usabilidade sem comprometer as proteções de dados sensíveis. Depois da implantação, os usuários vão receber notificações instantâneas sobre as políticas de DLP aplicáveis quando as mensagens ainda estiverem na caixa de entrada, em vez de serem informados sobre os riscos só depois do envio. Esse recurso, denominado DLP síncrona, instrui os usuários sobre o possível risco de vazamento de informações sensíveis, além de dar feedback no momento certo.
Também estamos lançando uma nova ação para as regras da DLP, denominada "Avisar", que vai notificar os usuários sobre a possível presença de dados sensíveis na mensagem e sugerir que eles avaliem o risco do envio. Para redobrar a segurança, o serviço de DLP vai verificar as mensagens mais uma vez depois que elas saírem da caixa de e-mails do remetente.
Para quem isso é válido?
Administradores e usuários finais
Por que é importante?
Os vazamentos de dados são um dos problemas de segurança mais comuns e onerosos enfrentados pelas organizações. Muitas vezes, esse tipo de violação tem origem em ações intencionais ou acidentais dos usuários da organização. Os recursos da Prevenção contra perda de dados ajudam a evitar essa exfiltração de dados e orientam os usuários sobre quais informações devem ser compartilhadas. Para proteger melhor as informações sensíveis, as organizações podem criar e aplicar políticas que não apenas detectem e bloqueiem o compartilhamento dessas informações, mas também instruam os usuários sobre o que é adequado compartilhar e como obedecer às diretrizes. Especificamente, as regras da Prevenção contra perda de dados procuram texto com dados sensíveis e detectores personalizados ou predefinidos nas mensagens enviadas interna ou externamente.
A atualização mais recente das regras da Prevenção contra perda de dados alinha os recursos do Gmail com os do Google Drive e do Google Chat, que já são amplamente adotados pelos clientes do Google Workspace. Confira na Central de Ajuda mais detalhes sobre a
Prevenção contra perda de dados no Gmail .
Mais detalhes
Mensagens de aviso personalizáveis
É possível configurar as regras da DLP para impedir o envio, alertar os usuários sobre informações sensíveis ou colocar a mensagem em quarentena. Quando informações sensíveis são detectadas, os usuários veem caixas de diálogo informando sobre o risco do envio. Agora os administradores podem optar por personalizar as informações que os usuários finais veem nessas caixas, inclusive o motivo por que a mensagem foi sinalizada, o que podem fazer para evitar o bloqueio e links para outros recursos com mais explicações.
Exemplo de mensagem de aviso personalizada
Verificação assíncrona contínua das mensagens
Além de serem verificadas de forma síncrona, as mensagens também vão passar por uma verificação extra assíncrona (depois que saírem da caixa de entrada) que funciona como uma camada adicional de proteção. Isso inclui as mensagens automáticas, como as encaminhadas ou com envio programado, e as enviadas de clientes que não são do Gmail.
Opções de lançamento
Disponibilidade
Disponível para Google Workspace:
Enterprise Standard, Enterprise Plus
Education Fundamentals, Standard, Plus e Teaching & Learning Upgrade
Frontline Standard
Clientes do Cloud Identity Premium
Recursos