Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 8 de Maio .
Este comunicado foi parte do Google Cloud Next ‘24 . Acesse o Blog do Workspace para saber mais sobre as inovações que estão chegando na plataforma, incluindo melhorias no Gemini para Google Workspace.
O que vai mudar
Sabemos quanto tempo pode ser perdido com tarefas repetitivas, como a atualização de dados em uma planilha. Sem contar que não é fácil manter a estrutura e a formatação dos dados quando várias pessoas mexem no documento.
Pensando nisso, estamos lançando as tabelas nas Planilhas Google. Esse recurso permite formatar e estruturar intervalos facilitando e acelerando a organização de planilhas. Agora, quando você seleciona o intervalo de dados e clica em Formatar > Converter para tabela, o app Planilhas Google assume a tarefa de formatar e organizar os dados com um design limpo, incluindo tipos de colunas, filtros, códigos de cores, menus suspensos e muito mais.
Saiba como as tabelas ajudam você a reduzir o tempo que levaria para formatar dados manualmente:
Formatação aplicada automaticamente : ao converter seus dados em uma tabela, o app Planilhas Google aplica uma formatação que melhora a apresentação dos dados, mantendo todas as informações alinhadas e diminuindo a necessidade de mudanças manuais. Também é possível personalizar a tabela trocando as cores, ajustando a altura das linhas e muito mais.
Tipos de colunas : estabelecer o tipo de cada coluna, como data, moeda ou menu suspenso, permite que a tabela formate os dados inseridos corretamente. Você verá um aviso caso insira um dado que não se alinhe com o tipo de coluna.
Menu unificado : acima da tabela, você encontra uma opção de menu para gerenciar as configurações no nível da tabela (como ajustar o intervalo) e para realizar uma ação (como criar uma visualização com filtro).
Referências de tabela : elas são uma forma especial de se referir a uma tabela ou partes dela em uma fórmula. Depois que você converte dados em uma tabela, as Planilhas Google atribuem um nome a ela e ao cabeçalho de cada coluna. Quando você se refere a elementos da tabela pelo nome, essas referências são atualizadas sempre que algum dado é removido ou adicionado. Por exemplo: em vez de referências explícitas de célula =COUNTIF(B2:B10, “P0”) , use as referências de tabela =COUNTIF(Task_tracker[Priority], “P0”).
Ao usar as tabelas, você também tem acesso ao nosso novo tipo de visualização,
agrupar por , que permite agregar os dados em grupos com base na coluna selecionada. Por exemplo, você pode agrupar todos os dados com o mesmo nível de prioridade em um só lugar, como mostramos abaixo.
Outra novidade são as tabelas pré-criadas. Elas podem ser preenchidas com tipos de dados comuns para tarefas do dia a dia, como gerenciamento de projetos, controle de inventário, planejamento de eventos etc. Com esse recurso, você nunca mais vai precisar criar uma planilha do zero.
Para quem isso é válido?
Usuários finais
Por que é importante?
As tabelas chegam para mudar a forma como as equipes organizam dados, simplificando a criação deles e reduzindo a necessidade de formatar, inserir e atualizar elementos repetidamente. Usando as tabelas, as equipes também podem compartilhar dados com várias pessoas sem abrir mão da integridade e da consistência.
Elas também são indicadas para acompanhar e organizar informações como monitoramento de projetos, planejamento de eventos e controle de inventário.
Como começar
Domínios com lançamento rápido : lançamento estendido (possivelmente mais de 15 dias para o recurso ficar disponível) a partir de 8 de maio de 2024, com conclusão prevista para 30 de maio de 2024
Domínios com lançamento agendado : lançamento gradual (até 15 dias para o recurso ficar disponível) a partir de 6 de junho de 2024
Disponibilidade
Disponível para todos os clientes do Google Workspace, assinantes do Workspace Individual e usuários com Contas do Google pessoais
Recursos