Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 7 de Dezembro .
O que mudará
No ano passado, anunciamos as melhorias dos atalhos no Google Drive . Os atalhos simplificam a estrutura de arquivos e pastas no Drive. Com este recurso, você pode criar ponteiros para os itens em vez de armazená-los em vários locais.
Na época, também mencionamos que faríamos a migração dos arquivos em vários locais para atalhos em 2021. Mas essa migração só acontecerá em 2022 . Veja abaixo mais informações sobre o cronograma atualizado:
A partir de 2022, os administradores receberão uma notificação por e-mail várias semanas antes de a migração começar nos domínios deles.
Observação importante : antes do início da migração, os administradores poderão usar uma nova configuração para controlar quando os atalhos serão criados nas pastas compartilhadas. Veja mais informações a seguir.
Os usuários finais do Google Workspace não receberão essa notificação .
Os usuários finais do Google Drive na Web verão um banner e receberão uma notificação no dispositivo móvel sobre a migração. Nenhuma outra ação será necessária, a migração é automática.
Isso é válido para todos os usuários do Google Workspace e com Contas do Google pessoais .
Veja abaixo mais informações sobre a migração, além de outras melhorias implementadas nos atalhos no Drive.
Quem será afetado
Administradores e usuários finais
Por que isso é importante
Novo comportamento dos atalhos para itens armazenados em vários locais
Estamos substituindo os arquivos e as pastas armazenados em várias locais no Google Drive por atalhos. Essa mudança simplifica a estrutura de arquivos e pastas e reduz a confusão provocada por arquivos em vários locais.
Veja a seguir o que acontece quando um arquivo é substituído por um atalho:
Em vez de vários locais, apenas um é mantido para armazenar os arquivos e as pastas. Todas as outras instâncias do item são substituídas por um atalho.
A propriedade e as permissões de compartilhamento dos arquivos são mantidas.
Os administradores podem ver um registro desses eventos e mudanças no registro de auditoria .
Antes desse processo começar, os administradores poderão controlar quando os atalhos serão criados nas pastas compartilhadas. Esse recurso estará disponível nas próximas semanas. No Admin Console, acesse Apps > Google Workspace > Drive e Documentos > Futuras mudanças no Meu Drive . Em Gerenciar criação de atalhos , você poderá selecionar o seguinte:
Sempre criar atalhos : qualquer pessoa com acesso a uma pasta compartilhada vê os atalhos nela.
Criar atalhos apenas para o conteúdo compartilhado no seu domínio e em domínios confiáveis : só os usuários da sua organização e de domínios confiáveis veem os atalhos em uma pasta compartilhada.
Criar atalhos apenas para o conteúdo compartilhado em seu domínio : só os usuários na sua organização veem os atalhos em uma pasta compartilhada.
Não criar atalhos : os itens nas pastas compartilhadas em que as permissões de acesso variam não são substituídos por atalhos.
Em todos os casos, os usuários que antes não tinham acesso a um item não poderão acessá-lo, embora o atalho seja visível no Google Drive.
Várias semanas antes da migração, os usuários finais na sua organização verão banners no Google Drive com informações sobre essa mudança. Esse processo é automático e não requer outras ações . Após a substituição, os usuários finais poderão mover o arquivo ou a pasta ou adicionar um atalho para outro local.
Mais detalhes
Criação de atalhos no Drive para computador
Antes, ao usarmos o Backup e sincronização para nos conectar com um computador, era possível adicionar uma pasta a um outro local com a função
Shift+Z . No futuro, após a
migração completa de todos os usuários para o
Drive para computador , a função Shift+Z criará atalhos em vez de uma pasta em vários locais.
Melhorias recentes nos atalhos no Google Drive
Conforme o Google Drive fica cada vez melhor, nossos usuários têm mais opções para armazenar e organizar os arquivos.
Como adicionamos mais informações na janela de detalhes, ou usuários podem saber mais sobre o arquivo para onde um atalho aponta. Dependendo das permissões de compartilhamento, você verá as seguintes informações:
Quem tem acesso ao arquivo e se é possível fazer o download dele
O tamanho do arquivo e o armazenamento usado
O local do arquivo original
Quem criou o arquivo, a última modificação e muito mais
Essas atualizações estão totalmente disponíveis no Google Drive na Web. Quando elas também forem lançadas para dispositivos móveis, avisaremos no blog Workspace Updates.
Além disso, como as permissões do arquivo original não são atualizadas automaticamente quando você cria um atalho, adicionaremos solicitações para os usuários nas próximas semanas. Assim suas permissões serão definidas como você achar melhor. Antes, quando você adicionava um atalho a uma pasta, os usuários com acesso a ela não recebiam automaticamente acesso ao arquivo para onde o atalho apontava. Agora ao criar um atalho, você vê uma solicitação para dar acesso aos usuários afetados.
Opções de lançamento
Melhorias no Verificador de acesso
Disponibilidade
Disponível para todos os clientes do Google Workspace e para os clientes do G Suite Basic e Business
Disponível para usuários com Contas do Google pessoais
Recursos