Sabemos que para proteger mais suas organizações e atender melhor os funcionários, você precisa de mais controle sobre os aplicativos executados nos dispositivos móveis deles. Com este lançamento, estamos fazendo exatamente isso. A partir de agora, os administradores do G Suite podem gerenciar as permissões que os aplicativos para Android solicitam no tempo de execução, em oposição ao tempo de instalação, também chamadas de "
permissões de tempo de execução".
Esse recurso está disponível apenas para os aplicativos executados nos perfis de trabalho ou nos dispositivos da empresa. Geralmente, um aplicativo solicita permissão no tempo de execução quando está tentando acessar dados confidenciais, como a localização, os contatos, a agenda, o microfone ou o armazenamento de um usuário. Essas permissões precisam ser concedidas explicitamente pelo usuário nesse momento, e não apenas quando o aplicativo é instalado. Veja abaixo um exemplo.
Para ajudar você a gerenciar melhor as permissões de tempo de execução dos aplicativos para Android*, estamos lançando duas novas configurações no Admin console para os clientes que usam o
Gerenciamento Google dos dispositivos móveis.
A primeira configuração dará aos administradores do G Suite três opções para gerenciar todas as permissões de tempo de execução em todos os aplicativos para Android: (1) conceder as permissões de tempo de execução automaticamente, (2) negar as permissões de tempo de execução automaticamente ou (3) solicitar que o usuário final escolha se quer conceder as permissões de tempo de execução. A última opção é a padrão. Ela pode ser alterada no Admin console em "Gerenciamento de dispositivos" > "Configurações do Android" > "Compartilhamento de aplicativos e dados".
A segunda configuração poderá ser encontrada nas opções de "Distribuição e configuração de aplicativo" disponibilizadas quando um aplicativo para Android for colocado na lista de permissões. Essa configuração permitirá que os administradores gerenciem as permissões de tempo de execução desse aplicativo
específico. Por exemplo, um administrador pode proibir o aplicativo de acessar a localização ou os contatos do dispositivo. Quando houver conflitos, essa configuração terá prioridade sobre a configuração geral para aplicativos mencionada acima.
*IMPORTANTE: os aplicativos para Android somente solicitarão permissões no tempo de execução se o dispositivo estiver executando o Android 6.0 (Marshmallow) ou superior, e se o aplicativo exigir uma API de nível 23 ou superior. A segunda configuração mencionada acima ficará esmaecida no Admin console se o aplicativo não exigir uma API de nível 23 ou superior. Se você não tem certeza se um aplicativo solicitará permissões de tempo de execução, recomendamos entrar em contato com o desenvolvedor do aplicativo.
Detalhes do lançamento Controle de lançamento: Haverá um lançamento rápido e um lançamento agendado
Edições: Disponível para todas as edições, exceto G Suite for Education
Opções de lançamento: Lançamento gradual (até 15 dias para a visibilidade do recurso)
Impacto: Apenas os administradores
Ação: Ação do administrador sugerida/informada
Mais informações Central de Ajuda: Gerenciar aplicativos em dispositivos móveis Central de Ajuda: Aplicar configurações a dispositivos móveis Android