Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 1 de Novembro .
O que vai mudar?
Estamos expandindo para o Gmail os rótulos de classificação de dados já usados no Google Drive. Os rótulos de classificação são úteis para classificar e auditar o conteúdo de acordo com as diretrizes organizacionais (“Sensível”, “Confidencial” etc.) e aplicar políticas, como as regras de Prevenção contra perda de dados (DLP) , que protegem informações sensíveis nas mensagens de e-mail. Esses rótulos já podem ser usados no Gmail na Web e vão estar disponíveis nos dispositivos móveis do Gmail nos próximos meses.
Para quem isso é válido?
Administradores e usuários finais
Por que isso é importante
Os vazamentos de dados são cada vez mais comuns e onerosos em todos os setores, inclusive em empresas, setores públicos e instituições governamentais. Para evitar a exfiltração de dados e entender melhor os dados que estão sendo compartilhados, as organizações precisam distinguir entre os vários tipos de informações e níveis de confidencialidade para aplicar as políticas de proteção de dados adequadas. Com a expansão dos rótulos de classificação de dados para o Gmail, o Google Workspace oferece aos administradores um sistema mais flexível e robusto, integrado aos recursos de proteção de dados, que ajuda as organizações a categorizar e proteger informações sensíveis de forma eficaz.
O que os administradores podem criar:
Novos rótulos de classificação, além de estender os que já que estão ativados no Drive para o Gmail no Gerenciador de marcadores . Os rótulos podem ser usados para indicar nomes de departamentos, tipos ou status de documentos e outras categorias personalizadas.
É possível acessar a ferramenta Gerenciador de marcadores no Admin Console em Segurança > Controle de dados e acesso
Regras de proteção de dados com rótulo de classificação como condição para aplicar ações a mensagens com base na classificação. Por exemplo, uma mensagem será bloqueada se for classificada como "Interna" e estiver sendo enviada a um destinatário externo.
Notificação sobre falha na entrega devido à política de DLP: a mensagem rotulada como "Confidencial" foi impedida de ser enviada para um destinatário fora da organização
Regras de proteção de dados para aplicar rótulos de classificação automaticamente a uma mensagem com base no conteúdo. Por exemplo, o rótulo "Confidencial" pode ser aplicado a uma mensagem que tenha informações financeiras sensíveis, como números de cartão de crédito ou conta bancária.
Regra de proteção de dados com ação definida para aplicar um rótulo: o rótulo de classificação especificado será aplicado à mensagem se ela tiver as informações definidas nas condições da regra
Regras de DLP com o modo confidencial como condição para impedir o envio de mensagens com informações sensíveis descriptografadas (modo confidencial desativado).
A regra de proteção de dados é configurada para identificar mensagens com informações sensíveis (como números de cartão de crédito ou passaporte) e o modo confidencial desativado para determinar o envio de informações desse tipo com proteção reforçada
Os usuários finais podem ver e aplicar rótulos de classificação ao usar o Gmail na Web.
Os usuários podem aplicar rótulos de classificação às mensagens de acordo com as políticas de governança de dados da organização
Mais detalhes
Quando regras de Prevenção contra perda de dados (DLP) do Gmail usam rótulos de classificação como condição ou ação, as mensagens são verificadas de forma assíncrona. Isso significa que a mensagem é classificada, bloqueada ou colocada em quarentena depois de sair da caixa de e-mails do remetente e antes de ser enviada para o destinatário. Em uma versão futura, planejamos lançar notificações instantâneas consistentes com o suporte síncrono de aplicação instantânea da DLP no Gmail .
Se a mensagem for bloqueada devido ao rótulo de classificação aplicado, o remetente receberá uma mensagem de erro na entrega.
Se a mensagem for rotulada automaticamente por uma regra de DLP, o remetente não verá o rótulo na mensagem enviada. O destinatário verá o rótulo aplicado automaticamente da mesma forma que qualquer outro rótulo de classificação aplicado manualmente pelo remetente.
Só é possível usar os tipos de campo "Listas de opções" com selo e múltiplas (seleção única) no Gmail. Se os rótulos de classificação estiverem ativados para uso no Gmail e no Drive e tiverem campos incompatíveis com o Gmail, como data ou perfil, os usuários do Gmail só verão o rótulo com campos dos tipos compatíveis.
Primeiros passos
Admins:
Usuários finais : dependendo da configuração feita pelo administrador, você verá a opção "Classificação" ao escrever ou responder a uma mensagem. Ao abrir o menu, você pode selecionar os rótulos relevantes para a mensagem. Visite a Central de Ajuda para saber mais acerca de Adicionar marcadores de classificação no Gmail
Opções de lançamento
Disponibilidade
O Gerenciador de marcadores e a classificação manual estão disponíveis nestas versões do Google Workspace:
Frontline Starter e Standard
Business Standard e Plus
Enterprise Standard e Plus
Education Standard e Education Plus
Essentials, Enterprise Essentials e Enterprise Essentials Plus
As regras de Prevenção contra perda de dados com rótulos que definem condições ou ações estão disponíveis para estas versões:
Enterprise Standard e Plus
Education Fundamentals, Standard, Plus e Teaching & Learning Upgrade
Frontline Standard
Cloud Identity Premium (em combinação com uma edição do Workspace qualificada para o Gmail)
Recursos