Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 8 de Janeiro .
O que vai mudar?
O Google oferece uma grande variedade de APIs que os desenvolvedores do Google Apps Script podem usar para criar recursos para os usuários. O acesso aos dados que essas APIs podem referenciar é controlado pelos
escopos do OAuth de cada aplicativo do Workspace, que os usuários precisam autorizar para que um script seja executado. Antes, a tela de permissão OAuth pedia que o usuário autorizasse todos os escopos necessários para executar determinado script.
Essa imagem mostra a tela de permissão OAuth antiga , onde o usuário precisa autenticar todos ou nenhum dos escopos solicitados.
A partir de hoje, a tela de permissão OAuth vai pedir que os usuários digam quais escopos querem autorizar. Por exemplo, se um script solicitar acesso a planilhas e formulários Google, e o usuário quiser usar o script só com as planilhas, o usuário poderá permitir o acesso apenas às planilhas e não aos formulários. Com isso, os usuários têm um controle mais detalhado sobre quais dados os aplicativos de terceiros podem acessar.
Essa imagem mostra a nova tela de permissão OAuth, onde o usuário pode autorizar o acesso a um subconjunto dos escopos solicitados.
Mais detalhes
Para complementar o lançamento deste novo fluxo, também estamos adicionando métodos às classes
ScriptApp e
AuthorizationInfo . Assim, os desenvolvedores do Apps Script vão poder interagir de forma programática com os scripts autorizados por escopo. Saiba mais detalhes na
documentação para desenvolvedores .
Depois que um usuário concede permissão para um script, o Apps Script pode solicitar a permissão OAuth de novo nos seguintes casos:
O usuário que concedeu permissão a um subconjunto dos escopos solicitados tentou executar uma parte do script que não foi autorizada.
O script foi atualizado, mas a permissão é necessária para outros escopos.
O usuário revogou o acesso ao script nas configurações da Conta do Google .
Todas as falhas anteriores serão registradas no histórico de execução. Cada falha do OAuth terá um hiperlink que os usuários poderão usar para conceder as permissões que faltam.
Como começar
Admins : esse recurso não tem um controle específico.
Desenvolvedores e usuários finais:
A permissão OAuth detalhada só está disponível para os scripts que já migraram para o tempo de execução do V8. Se você quiser usar a permissão detalhada nos scripts Rhino restantes, poderá migrar manualmente para o V8 seguindo estas instruções .
A nova tela só será usada para concessões de novos escopos do OAuth. Como os escopos já autorizados não serão afetados , os usuários não precisam fazer nada em relação aos scripts que já receberam autorização.
A nova tela de permissão será lançada primeiro para o ambiente de desenvolvimento integrado do Apps Script (ou seja, para scripts executados diretamente do Apps Script). No futuro, a tela de permissão será disponibilizada nas seguintes plataformas:
Script do Google Ads
Execuções macro
Execuções de acionadores
Execuções de apps da Web
Execuções de APIs
Apps do Google Chat
Complementos
Cronograma de lançamento
Domínios com lançamento rápido e agendado: lançamento estendido (possivelmente mais de 15 dias para o recurso ficar disponível) a partir de 8 de janeiro de 2025, com conclusão prevista para 24 de janeiro de 2025
Disponibilidade
Disponível para todos os clientes do Google Workspace e assinantes do Workspace Individual
Recursos