Em algumas edições do Google Workspace, os administradores podem criar regras de prevenção contra perda de dados (DLP) no Google Chat, o que oferece mais proteção aos dados sensíveis contra acessos não autorizados. Esse recurso está disponível a partir de hoje como um programa Beta aberto, ou seja, os administradores podem usar sem precisar de uma inscrição.
Regras da Prevenção contra perda de dados para o Google Chat no Admin Console
Experiência do usuário final na Web
Experiência do usuário final em dispositivos móveis
Para quem isso é válido?
Administradores e usuários finais
Por que isso é importante?
Uma das principais preocupações dos nossos clientes é o vazamento de dados, seja ele acidental ou malicioso. Com as regras de proteção de dados para o Google Chat, os administradores e especialistas em segurança podem criar uma estrutura mais segura para armazenar dados sensíveis, reduzindo as chances de informações pessoais e reservadas serem acessadas por pessoas não autorizadas.
Os administradores podem aplicar regras de proteção de dados a:
- mensagens em grupos, espaços e/ou mensagens diretas;
- mensagens entre participantes internos e/ou externos;
- textos e/ou anexos em mensagens.
Uma vez que as regras da DLP são aplicadas, as mensagens e arquivos de conversas relevantes vão ser automaticamente verificadas em busca de informações sensíveis. Os usuários vão ser notificados sobre possíveis perdas de dados, o que evita o vazamento acidental ou proposital dessas informações para fora da organização. Os administradores podem configurar qual ação será tomada quando algum dado sensível for detectado, por exemplo: impedir o envio, mostrar um aviso antes de enviar ou registrar esse evento para ser auditado depois.
Os administradores podem configurar essas opções para que elas atendam às necessidades da organização da melhor forma possível. Caso um administrador escolha registrar os eventos, eles podem ser acessados na
ferramenta de investigação de segurança. Com isso, é possível fazer uma investigação mais completa, identificar o motivo por trás de cada incidente e ajustar as políticas de proteção de dados conforme necessário.
Como começar