Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 14 de Junho .
O que mudará
Hoje
anunciamos o programa Beta da criptografia do lado do cliente Google Workspace, que está disponível para os clientes do Google Workspace Enterprise Plus e do Google Workspace Education Plus. O programa Beta ficará disponível para o Google Drive, Documentos, Planilhas e Apresentações, com suporte para todos os tipos de arquivo no Drive, inclusive arquivos do Office e PDFs. Temos o compromisso de criar um cronograma para incluir a criptografia do lado do cliente em todos os produtos do Google Workspace, como o Gmail, Meet e Agenda. Ainda este ano, ela também estará disponível no Google Meet. Acompanhe o
blog Google Workspace Updates para saber a data de lançamento.
O programa Beta começará a ser lançado nas próximas semanas, mas os clientes qualificados
já podem se inscrever .
Quem será afetado
Administradores
Por que isso é importante
O Google Workspace já usa os padrões criptográficos mais recentes para criptografar todos os dados em repouso e em trânsito entre nossas instalações. Com a criptografia do lado do cliente, estamos dando mais um passo para oferecer aos clientes controle direto das chaves de criptografia e do provedor de identidade usado para acessar essas chaves. Assim você pode reforçar a confidencialidade dos seus dados e atendem a várias necessidades de compliance e soberania de dados.
Quando a criptografia do lado do cliente é usada, os dados dos clientes ficam indecifráveis para o Google. Os clientes podem reforçar a estratégia de privacidade, seja para atender a regulamentações, como a ITAR e a CJIS, ou apenas para proteger a privacidade de dados confidenciais.
Mais detalhes
Para ativar a criptografia do lado do cliente, você precisará escolher um parceiro de serviços de chave de acesso:
Flowcrypt ,
Futurex ,
Thales ou
Virtru . Esses parceiros desenvolveram ferramentas de acordo com as especificações do Google e oferecem recursos de gerenciamento de chaves e controle de acesso. O parceiro que você escolher terá a chave para decodificar arquivos do Google Workspace criptografados, e o Google não poderá acessar nem decodificar esses arquivos sem essa chave. Se você preferir desenvolver ou integrar seus próprios serviços de chave internos, publicaremos as especificações da API do serviço de chave de acesso, que poderão ser usadas na criptografia do lado do cliente ainda este ano.
Primeiros passos
Opções de lançamento
O programa Beta começará a ser lançado nas próximas semanas, mas os clientes qualificados já podem se inscrever . Você receberá mais informações por e-mail algumas semanas após enviar o formulário de interesse no programa Beta.
Disponibilidade
Disponível para os clientes do Enterprise Plus e do Education Plus
Não disponível para os clientes do Google Workspace Essentials, Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard, Education Fundamentals, Frontline e da edição para organizações sem fins lucrativos e para os clientes do G Suite Basic e Business
Recursos