O que mudará
Estamos disponibilizando uma nova opção para você determinar como os
códigos de segurança serão usados na sua organização. Esses códigos de uso único, gerados por uma chave de segurança, podem ser usados para fazer login em plataformas legadas não compatíveis com chaves de segurança.
Com este lançamento, estamos adicionando uma opção para restringir o uso dos códigos ao mesmo dispositivo ou à mesma rede em que eles foram gerados.
Quem será afetado
Administradores e usuários finais
Por que usar
Desde o
lançamento dos códigos de segurança, em junho de 2019, observamos que eles são mais usados com apps que utilizam autenticação legada em dispositivos compatíveis com o Chrome ou outros navegadores que permitem chaves de segurança. A nova opção de código de segurança restrito permite a realização do caso de uso e a redução de possíveis vulnerabilidades. Os códigos sem restrições continuarão disponíveis para os usuários que precisarem deles, como os que utilizam servidores remotos ou máquinas virtuais.
Como começar
Administradores: os clientes podem ativar este recurso em Admin Console > Segurança > Configurações avançadas de segurança. Você encontra
mais informações sobre os códigos de segurança na Central de Ajuda.
Usuários finais: nenhuma ação é necessária.
Mais detalhes
Três configurações de código de segurança disponíveis para os administradores do G Suite Com este lançamento, haverá três opções para os códigos de segurança:
- Não permitir que os usuários gerem códigos de segurança: os usuários não poderão gerar códigos de segurança. Esta opção estava disponível e era a configuração padrão.
- Permitir códigos de segurança sem acesso remoto: os usuários poderão gerar códigos de segurança e usá-los no mesmo dispositivo ou na mesma rede local (NAT ou LAN). Esta é uma nova opção e será a configuração padrão para novos clientes do G Suite.
- Permitir códigos de segurança com acesso remoto: os usuários podem gerar códigos de segurança e utilizá-los no mesmo dispositivo ou na mesma rede local (NAT ou LAN) e em outros dispositivos ou outras redes, por exemplo, ao acessar um servidor remoto ou uma máquina virtual. A versão anterior dos códigos de segurança também permitia isso.
Sem impacto para os usuários atuais Este lançamento só mudará a experiência do usuário se o administrador alterar uma configuração no Admin Console. Mais especificamente:
- Agora os usuários com a opção “Não permitir códigos de segurança” terão a opção “Não permitir que os usuários gerem códigos de segurança” e continuarão sem poder utilizar códigos de segurança.
- Os usuários com a opção “Permitir o uso de códigos de segurança” terão a opção “Permitir códigos de segurança com acesso remoto” e continuarão podendo utilizar códigos de segurança.
Acesse a Central de Ajuda para
saber mais sobre os códigos de segurança e a verificação em duas etapas.
Códigos de segurança e o Programa Proteção Avançada para empresas Você pode controlar a utilização de códigos de segurança separadamente para os usuários no Programa Proteção Avançada para empresas. As configurações do código de segurança para esses usuários são determinadas pelos controles em Admin Console > Segurança > Programa Proteção Avançada. Elas modificam as configurações que estão em vigor.
Leia mais sobre o Programa Proteção Avançada para empresas.
Links úteis
Central de Ajuda: Permitir códigos de segurança quando as chaves de segurança não forem compatíveis Blog G Suite Updates: Use os códigos de segurança para fazer login quando as chaves de segurança não funcionarem diretamenteDisponibilidade
Detalhes do lançamento Edições do G Suite - Disponível para todas as edições do G Suite.
Ativado/desativado por padrão? - Este recurso ficará desativado por padrão e poderá ser personalizado no nível do domínio, da unidade organizacional ou do grupo.