O Admin console agora tem um recurso que alerta os administradores
caso a conta de um usuário tenha sido alvo de um ataque apoiado pelo governo. Se o administrador ativar o recurso, um alerta de e-mail (para administradores) será disparado quando um invasor apoiado pelo governo utilizar phishing, malware ou qualquer outro método para tentar acessar a conta ou o computador de um usuário. Isso não significa que a conta foi comprometida ou que houve um ataque generalizado à organização.
Os administradores podem ativar e desativar o recurso, compartilhar informações sobre o alerta com outras pessoas e ajudar a proteger a conta do usuário. Mais especificamente, os administradores podem:
- Ativar ou desativar alertas.
- Por padrão, nenhum alerta será enviado. Os administradores podem ativá-los em Admin console > Relatórios > Gerenciar alertas > Ataque apoiado pelo governo.
- Configurar notificações padrão para esses alertas.
- Os administradores podem decidir quem será notificado no caso de suspeita de um ataque. Quando o recurso for ativado pela primeira vez, a configuração padrão será enviar os alertas por e-mail para os superadministradores do domínio do G Suite. Para alterar essa configuração, acesse Admin console > Relatórios > Gerenciar alertas > Ataque apoiado pelo governo.
- Escolher ações para cada alerta.
- Proteger a conta: os administradores podem tomar medidas para proteger a conta.
- Avisar o usuário: os administradores podem informar o usuário sobre o alerta e as medidas que foram tomadas.
|
Configurações do Admin console para alertas de ataque apoiado pelo governo |
Detalhes do lançamento Controle de lançamento: Haverá um lançamento rápido e um lançamento agendado
Edições:
Disponível para todas as edições do G Suite
Opções de lançamento:
Lançamento gradual (até 15 dias para a visibilidade do recurso)
Impacto:
Apenas os administradores
Ação:
Ação do administrador sugerida/informada
Mais informações Google Security Blog: Informações sobre os alertas de ataque apoiado pelo governo (em inglês)Central de Ajuda: Corrigir ou parar alertas de ataque apoiado pelo governoCentral de Ajuda: Alertas por e-mail do administrador