Como anunciamos, o antigo cliente de sincronização para área de trabalho do Google Drive para Mac e PC, o recurso conhecido oficialmente como "Google Drive para MAC/PC", começará a ser desativado em 12 de maio de 2018. Após o dia 12 de maio, o cliente de sincronização talvez não funcione mais na sua organização.
Veja aqui algumas informações importantes:
1. Faça upgrade para uma solução de sincronização mais recente, se ainda não tiver feito isso. A desativação está sendo feita porque temos soluções de sincronização melhores disponíveis para os usuários do Drive. As organizações do G Suite que ainda usam o Drive para MAC/PC precisam fazer a
transição para o Drive File Stream. No caso das organizações que não usam o G Suite, recomendamos mudar para o
Backup e sincronização. Para mais informações sobre como escolher a melhor solução de sincronização para seus usuários, acesse este
guia da Central de Ajuda.
2. A desativação será gradual. O processo de desativação começará em 12 de maio, mas será gradual e poderá levar várias semanas para ocorrer em todas as organizações. Entretanto, após o dia 12 de maio, os arquivos talvez não sejam mais atualizados pela sincronização entre os computadores dos seus usuários e o Drive. Recomendamos que você faça o upgrade até essa data.
3. Quando o cliente estiver desativado para você, a pasta do Google Drive não será mais sincronizada. Quando o cliente de sincronização para área de trabalho do Google Drive legado for desativado, não haverá mais sincronização com o Google Drive. A pasta local do Drive, que contém os arquivos dos usuários, não será excluída do computador, mas as alterações feitas dentro dela não serão mais sincronizadas com o Drive. Recomendamos que os usuários não editem os arquivos da pasta após o dia 12 de maio porque eles poderão perder os arquivos editados, já que talvez não percebam que a pasta não está mais sendo sincronizada com o Drive. Para evitar problemas, você pode excluir a pasta legada do Google Drive. Por padrão, ela fica nestes locais:
- Windows: "C:\Usuários\%USUÁRIO%\Google Drive"
- macOS: "/Usuários/$USUÁRIO/Google Drive"
Cuidado ao excluir a pasta porque talvez o conteúdo dela não tenha sido salvo nem sincronizado.
Após a desativação do cliente de sincronização para área de trabalho legado, quando você inicializar o aplicativo, esta caixa de diálogo aparecerá:
|
Essa mensagem será exibida para quem usar o cliente de sincronização para área de trabalho do Google Drive legado após a desativação. |
4. Após o dia 12 de maio, o Drive File Stream mostrará uma caixa de diálogo e renomeará a antiga pasta do Google Drive para explicar que a pasta antiga não está sendo sincronizada. Se um usuário fizer login no Drive File Stream e perceber que a antiga pasta do Google Drive (da mesma conta) ainda está no computador, a mensagem "Não está sincronizando" aparecerá na pasta do Google Drive com a seguinte caixa de diálogo:
|
Depois que a antiga pasta do Google Drive for renomeada, o Drive File Stream exibirá essa caixa de diálogo. |
Caso você não queira que seus usuários vejam essa caixa de diálogo, remova a antiga pasta do Google Drive antes de 12 de maio.
Após essa data, se você optar por automatizar a remoção da pasta "~/Google Drive/", precisará remover também a pasta "~/Google Drive (Não está sincronizando)/". Para os usuários que veem o Drive File Stream em outro idioma, o nome da pasta estará localizado.
Embora a mudança do nome tenha como objetivo desencorajar os usuários a editar arquivos na pasta antiga do Google Drive, ela não impede as alterações. Recomendamos que os administradores orientem os usuários finais a usar o Drive File Stream em vez da pasta antiga do Google Drive.
Mais informações Postagem do blog de setembro de 2017: lançamento do Drive File Stream para todos os clientes do G Suite Postagem do blog de janeiro de 2018: o cliente de sincronização para área de trabalho do Google Drive legado será desativado em 12 de maio de 2018Central de Ajuda: implante o Drive File StreamCentral de Ajuda: escolha uma solução de sincronização