Para proteger os dados da sua organização, desconectamos automaticamente todos os usuários do G Suite dos serviços do Google na Web, como o Gmail ou o Drive. No entanto, algumas organizações precisam de durações diferentes conforme o caso de uso. Por exemplo, se os usuários acessam os dados de trabalho fora da rede corporativa, uma sessão mais curta pode ser usada. Em outros casos, é possível que uma sessão mais longa seja apropriada e proporcione uma experiência melhor para os usuários não precisarem digitar a senha várias vezes.
É por isso que possibilitamos que os administradores do G Suite Business, Enterprise e Education
especifiquem a duração das sessões da Web nos serviços do Google (por exemplo, quatro horas, sete dias ou infinito). A menos que um usuário opte por sair antes, ele será desconectado automaticamente no final dessa duração e precisará digitar novamente as credenciais de login.
Essas configurações se aplicam a todas as sessões da Web no desktop e também a algumas sessões no navegador para dispositivos móveis. Os aplicativos para dispositivos móveis nativos, como o Gmail para Android e iOS, não são afetados por essas configurações. Além disso, elas se aplicam apenas aos domínios em que o Google é responsável pelo login (ou seja, onde é o Provedor de identidade), e não aos federados a outro Provedor de identidade usando o SAML. A compatibilidade com esses domínios será adicionada no futuro.
Para mais informações sobre como especificar a duração da sessão nos serviços do Google, consulte a
Central de Ajuda.
Frequência da verificação em duas etapas (2SV, na sigla em inglês)Agora ao fazer login na conta do G Suite, o usuário pode selecionar a seguinte opção: "Lembrar este computador". Se esta caixa estiver marcada, ele não precisará informar o segundo fator, mesmo se sair da sessão do Google e fizer login novamente.
Com este lançamento, todos os administradores poderão decidir se os usuários verão essa caixa de seleção ou um desafio 2SV sempre que digitarem a senha.
Quando a opção "Permitir que o usuário confie no dispositivo na verificação em duas etapas" está selecionada, a caixa de seleção aparece. Esse é o padrão. Quando a opção "Não permitir que o usuário confie no dispositivo na verificação em duas etapas" está selecionada, o usuário vê um desafio 2SV sempre que faz login. Essas configurações podem ser encontradas no Admin console em
Segurança > Configurações avançadas. Elas não afetam os usuários que não estão inscritos na 2SV.
Para saber mais sobre como configurar a frequência da 2SV, consulte a
Central de Ajuda.
Detalhes do lançamentoControle de lançamento:Haverá um lançamento rápido e um lançamento agendado
Edições:Os controles de duração das sessões só estão disponíveis nas edições do G Suite Business, Enterprise e Education. Os controles de frequência da 2SV estão disponíveis em todas as edições do G Suite.
Opções de lançamento:Lançamento gradual (até 15 dias para a visibilidade do recurso)
Impacto:Apenas os administradores
Ação:Ação do administrador sugerida/informada
Mais informaçõesCentral de Ajuda: Configurar a duração da sessão dos serviços do GoogleAgenda de lançamentosCategorias de detalhes dos lançamentosReceber alertas de atualização de produtos por e-mailInscrever-se no feed RSS das atualizações