Friday, May 1, 2020

Acesso baseado no contexto para apps SAML disponível na versão Beta

Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 27 de Abril.


O que mudará 

Estamos aprimorando o acesso baseado no contexto (CAA, na sigla em inglês) com uma versão Beta que permite aos administradores usá-lo para controlar apps SAML. Com isso, os administradores podem controlar o acesso a apps SAML com base no usuário, no dispositivo e no contexto em que se encontram ao tentarem abrir um app.

O CAA destinado a apps SAML funcionará para os clientes que usam o Google como o principal provedor de identidade (IdP, na sigla em inglês) possibilitando o acesso a apps de terceiros a partir de apps SAML pré-integrados ou apps SAML personalizados. Ele está disponível apenas para os clientes do G Suite Enterprise, G Suite Enterprise for Education, Cloud Identity Premium e Drive Enterprise. Leia nossa postagem no blog do Cloud para saber como este e outros lançamentos podem ajudar os clientes do G Suite a ficarem protegidos.

Quem será afetado 

Apenas os administradores.

Por que usar 

Com o acesso baseado no contexto, você pode criar políticas granulares de controle de acesso a apps com base em atributos, como usuário, local, status de segurança de dispositivo e endereço IP. Esse recurso pode melhorar a segurança reduzindo as chances de acesso não intencional a apps específicos e aos dados associados a eles. Estas são algumas maneiras de usar o CAA para SAML:
  • Permitir acesso ao seu app CRM somente quando o usuário estiver na rede corporativa. 
  • Permitir acesso a um app de armazenamento em nuvem somente se o usuário tiver um sistema operacional atualizado e um dispositivo criptografado. 
  • Permitir o acesso de administradores de TI a certas ferramentas somente a partir de um local remoto. 
  • Permitir que os usuários em um país específico tenham acesso somente a certos apps. 

Mais detalhes 

Desenvolvido com base na infraestrutura de CAA para G Suite 
O CAA de controle para apps SAML usará a mesma infraestrutura e interface do Admin Console que o CAA para G Suite. Isso significa que você pode usar quaisquer níveis de acesso pré-configurado, grupos de usuários e mensagens de usuários finais para CAA a SAML. Saiba mais sobre o gerenciamento do acesso baseado no contexto no G Suite na Central de Ajuda.

Aplicação do CAA para SAML somente no momento do login 
O CAA para apps SAML é aplicado apenas no momento do login. Isso é diferente do CAA para apps do G Suite, que oferece um nível de controle maior. Os apps do G Suite são desenvolvidos pelo Google, e os controles de CAA têm ativado o recurso de avaliação contínua de contexto (IP, atributo de dispositivo, etc.) durante o uso. Como os apps SAML não são do Google, mas usam o login do Google, só é possível avaliar o contexto quando o usuário se conecta a esses apps usando um login do Google. Após o login, o contexto só é avaliado novamente quando a sessão é encerrada e o usuário tenta fazer login novamente com o Google.
 

Primeiros passos 

  • Administradores: essa é uma versão Beta aberta. Por isso, os controles serão disponibilizados automaticamente para os clientes do G Suite Enterprise, G Suite Enterprise for Education, Cloud Identity Premium e Drive Enterprise. 
  • Usuários finais: não há impacto para o usuário final até que o recurso seja ativado pelo administrador. 

Disponibilidade 

  • Disponível para os clientes do G Suite Enterprise, G Suite Enterprise for Education, Cloud Identity Premium e Drive Enterprise. 
  • Não disponível para os clientes do G Suite Basic, G Suite Business, G Suite for Education, G Suite para organizações sem fins lucrativos e Cloud Identity Free. 

Recursos  



Fique por dentro dos lançamentos do G Suite