O que mudará
Estamos começando a adicionar o histórico de versões, um recurso muito solicitado pelos proprietários e editores, aos sites criados no novo Google Sites.O histórico de versões será implantado ao longo de 2020 para os usuários que criarem sites e nos sites existentes. Esse recurso será ativado gradualmente por usuário nos sites recém-criados. Faremos uma implantação separada nos sites existentes. Estimamos o seguinte:
- Até março de 2020, o histórico de versões estará ativado para todos os usuários nos sites recém-criados.
- Até o fim de 2020, ele estará ativado na maioria dos sites existentes.
Quem será afetado
Os usuários finais.Por que usar
Com o histórico de versões, os editores de sites podem fazer o seguinte com facilidade:- Reverter para versões anteriores de um site
- Restaurar conteúdo excluído de um site
- Ver quem fez alterações em um site
Como começar
- Administradores: nenhuma ação é necessária. Este recurso ficará disponível por padrão nos sites recém-criados após a implantação para um usuário. A implantação não será feita por domínio: o recurso será implantado por usuário nos sites recém-criados. Nos sites existentes, ele será implantado por site. Nem todos os usuários terão acesso a este recurso ao mesmo tempo.
- Usuários finais: clique no menu flutuante (menu de três pontos) e selecione “Histórico de versões”. Também é possível clicar em “Todas as alterações foram salvas no Drive” na parte superior do site. Saiba mais sobre como usar o histórico de versões e restaurar a versão anterior de um site na Central de Ajuda.
Mais detalhes
Como posso saber se o histórico de versões está disponível no meu site?
Você verá a opção “Histórico de versões” quando clicar no menu flutuante (menu de três pontos) ao editar um site ou quando selecionar “Todas as alterações foram salvas no Drive” na parte superior da barra de menus.
O histórico de versões ficará disponível nos sites existentes?
Lançaremos o histórico de versões gradualmente nos sites existentes ao longo de 2020 e estimamos que a maioria dos sites terá este recurso até o final do ano.
Devido às mudanças necessárias para a implantação, este recurso será disponibilizado por site nos sites existentes e por usuário nos recém-criados. Por isso, até a conclusão do lançamento, os usuários talvez vejam o histórico de versões apenas em alguns sites.
Se um usuário com o histórico de versões ativado criar um site, os outros editores terão acesso ao histórico de versões nesse site?
Sim. Quando um usuário criar um site com o histórico de versões ativado, os outros usuários que estiverem editando esse site poderão acessar este recurso.
Quando o histórico de versões começará a coletar e armazenar as mudanças no conteúdo do site?
As mudanças feitas antes do lançamento do histórico de versões não serão armazenadas. O registro das mudanças só será feito quando o recurso estiver disponível para um site específico.
Quais sites são qualificados como “recém-criados”?
Todos os sites criados na página inicial do Sites, no Google Drive ou no sites.new são considerados sites recém-criados e terão o histórico de versões quando este recurso estiver disponível para o criador do site.
Se você converter um site do Google Sites clássico em um site do novo Google Sites ou fizer uma cópia de um site criado no novo Google Sites, ele não será identificado como recém-criado.
Links úteis
Disponibilidade
Detalhes do lançamentoSites criados recentemente:
- Domínios com lançamento rápido: lançamento estendido (possivelmente mais de 15 dias para a visibilidade do recurso) a partir de 4 de dezembro de 2019
- Domínios com lançamento agendado: lançamento estendido (possivelmente mais de 15 dias para a visibilidade do recurso) a partir de 4 de dezembro de 2019
Sites existentes:
- Estimamos que a maioria dos sites terá o histórico de versões até o final de 2020. Atualizaremos esta postagem quando a implantação começar e quando ela for concluída.
Edições do G Suite
- Disponível para todas as edições do G Suite
Ativado/desativado por padrão?
- Este recurso ficará disponível por padrão.
Fique por dentro dos lançamentos do G Suite